Estudando Norueguês

Aprendendo norueguês sozinho – cursos online

21 de maio de 2018

Pensando em quais assuntos posso trazer pra vocês aqui no blog, resolvi responder por meio de posts uma das dúvidas mais frequentes que eu recebo no canal e também nas minhas redes sociais. Que é, sem sombra de dúvidas, se é possível aprender norueguês sozinho.

Acredito que se você está se planejando – ou até mesmo só pensando – em se mudar para a Noruega num futuro próximo, você deve saber que aprender o norueguês é um fator imprescindível para viver e sobreviver por aqui. Eu poderia até dizer que é uma obrigação sua como imigrante aqui na Noruega, mas há opniões contrárias quanto a isso, né? O que eu quero dizer é que o norueguês é importantíssimo na hora de procurar trabalho, fazer amizades e também para se sentir completamente integrado na sociedade norueguesa.

É um idioma difícil de se aprender? Isso vai depender muito da sua facilidade com idiomas, da sua força de vontade, do quanto você está aberto a isso e também das suas motivações pessoais para tal. Na minha opinião, o norueguês está longe de ser o idioma mais difícil do mundo, a gramática é uma das mais simples que eu já vi e apesar de ter três novas vogais no alfabeto, com muita prática a pronúncia também não se torna mais um grande problema.

Eu resolvi listar alguns métodos para quem quer começar a estudar norueguês sozinho e em casa. É importante dizer que praticamente todos os cursos e aplicativos que eu vou colocar abaixo, são com base no idioma inglês. Encontrar cursos que fazem com que você aprenda norueguês a partir do português, é uma tarefa quase que impossível.

Cursos Online

Future Learn – Introdução ao Norueguês

Esse é um curso online disponibilizado no site do Future Learn pela Universidade de Oslo. É um curso que demanda apenas 5 horas de estudo por semana, tendo duração de 4 semanas. É ótimo para ter uma base do alfabeto, números, frases de apresentação e coisas bem básicas que aprendemos quando não sabemos absolutamente nada do idioma.

O curso rola de tempos em tempos, você deve se inscrever pra próxima turma e ir acompanhando as aulas semanalmente conforme recomendado pelo site.

NoW – Norwegian on the Web

O NoW é um curso online oferecido pela NTNU, Norwegian University of Science and Technology. Também é um curso que tem como intuito ensinar o básico do norueguês em 10 capítulos. No próprio site do curso, você consegue ter acesso a vários tipos diferentes de materiais pra estudar o idioma, como dicionários, vocabulários e exercícios de gramática. Esse curso pode ser acessado a qualquer momento e pode ser feito no seu ritmo.

Aplicativos de celular

Outra forma de estudar norueguês é por aplicativos de celular. Eles geralmente possuem uma didática diferente do que os cursos citados acima, pois fazem o processo de repetição para que o aprendizado seja efetivo. Sei que existem vários, mas os meus favoritos são:

  • Mondly: uma infinidade de assuntos e temas pra você aprender norueguês;
  • Duolingo: promete te ensinar um pouquinho de norueguês a cada 5 minutos ao dia;
  • Memrise: uma plataforma com vários cursos feitos por voluntários.

Canais no Youtube

Os canais do Youtube tem sido de grande ajuda pra quem quer aprender norueguês, eu vou citar dois canais em especial que acho que ajudam muito.

O primeiro é o da Norsklærer Karanse. O canal dela é incrível porque ela é professora de norueguês para estrangeiros e ensina tudo em norueguês. Eu gosto porque ela aborda temas que são de extrema importância pra quem vai fazer a prova de proficiência, e também tira dúvidas pontuais nos vídeos dela.

O segundo é o da Norwegian Teacher – Karin. Eu acompanhava bastante o canal dela no início, principalmente porque ela ensinava gramática a partir do inglês, mas agora tenho preferido a Karanse. Ela também faz vários vlogs em norueguês, o que ela é legal pra aprender tanto da cultura, quanto do idioma falado no dia a dia.

Sites oficiais com exercícios

E pra finalizar, acredito que depois de aprender um pouquinho de norueguês a partir das dicas acima, fazer vários exercícios de gramática podem te ajudar a colocar o idioma em prática. Aqui, deixo alguns links que uso nos meus estudos diariamente. Muitos deles são sites oficiais dos livros didáticos que usamos na escola, alguns com acesso privado mas alguns com vários exercícios liberados para o público:

http://steinpastein.cappelendamm.no/
http://pavei-oppgaver.cappelendamm.no
http://norskgrammatikk.cappelendamm.no/
http://praktisknorsk.cappelendamm.no/
https://mernorsk.portfolio.no/
http://herborvi1.cappelendamm.no/
http://herborvi2.cappelendamm.no/
https://norsk123.cappelendamm.no/
https://nyinorge.portfolio.no/
https://handbokigrammatikk.portfolio.no/
https://mto.portfolio.no/
http://www.lesogskriv.no/
https://norskna.portfolio.no/

Essas são as minhas dicas, com meus sites e métodos favoritos. Você tem alguma dica pra complementar o post? Deixa aqui nos comentários!

Foto: ShutterStock

Posts Relacionaods

Comentários

  • Responder Natália Queiroz 1 de junho de 2018 at 11:27

    Olá Stephanie!
    Me chamo Natalia e estou acompanhando teu blog. Estou nos primeiros passos pra me mudar pra Noruega (Svelgen) com minha filha Alice de 11 anos. Vou me casar em agosto e teu blog tem me ajudado demaaaaaais. Muito obrigada por dividir suas experiências.
    Sobre a minha parte está tudo entendido e encaminhado. Tenho uma dúvida qto a minha filha. Eles disseram que preciso de uma autorização de mudança do pai dela. Você conhece algum modelo dessa autorização?
    Agradeço demais sua atenção!

    • Responder Stephanie 1 de junho de 2018 at 15:34

      Oi Natália, infelizmente não conheço pois não passei por esse processo, mas você pode perguntar no consulado norueguês se eles podem te ajudar.

    Deixe um comentário