Dicas Locais Guia Metal Noruega Para Turistas

As minhas lojas de discos favoritas de Oslo

2 de setembro de 2018

Há algum tempo eu gravei um vídeo garimpando em algumas lojas de discos em Oslo, mas sei que muitas vezes as pessoas acabam nem chegando por aquele vídeo em si, por isso resolvi continuar a minha seção de favoritos de metal aqui na Noruega, contando pra vocês quais as minhas lojas de discos favoritas da cidade. Caso você ainda não tenha visto esse vídeo, é só assistir no link abaixo e ver quais discos eu acabei encontrando em um dia de garimpos pela cidade.

Neseblod Records

Foto: Hey Norway

Onde: Schweigaards gate 56
Horário: de segunda à sexta das 12pm às 6pm e aos sábados das 11am às 4pm
Site oficial: www.neseblodrecords.com

A Neseblod é provavelmente a loja de discos mais conhecida da Noruega inteira. Tudo isso porque a loja conseguiu juntar duas coisas que as pessoas mais procuram quando vêm visitar a cidade: o museu do Black Metal e o lugar em que a Helvete era de fato nos anos 90. Isso mesmo, a loja sempre funcionou como um museu do Black Metal, pois os donos sempre tiveram posse de vários ítens raros do Euronymous (e alguns do Varg Vikernes), além de discos e camisetas também raras, e conseguiu, depois de alguns anos, localizar a loja no mesmo lugar onde o próprio Euronymous abriu a sua loja de discos, a Helvete. Aqui também eram realizados encontros de membros da cena underground do black metal na época, por isso, é possível visitar o porão da loja e ver a famosa parede com o escrito Black Metal de pertinho.

Foto: Hey Norway

Foto: Hey Norway

Eu amo e odeio a Neseblod ao mesmo tempo. Amo por ser um lugar histórico, cheio de memórias daquele tempo, estar ali é estar onde alguns dos nossos ídolos também esteve algum dia. Mas odeio porque a organização dos discos deixa muito a desejar. É muito difícil encontrar os discos que você está procurando. O catálogo que a loja mantém online, não condiz com os discos que estão à disposição na mesma, dificultando muito a procura de algo que você queira. No mais, é um ótimo lugar pra comprar discos, principalmente se forem usados e clássicos dos anos 80 e 90.

 

Katakomben

Foto: twitter.com/HaraldKvassheim

Onde: Youngstorget 6
Horário: de terça à sábado das 3:30pm às 6pm
Site oficial: www.katakomben.no

A Katakomben é de fato a minha favorita dessa lista. É uma loja bem pequena, localizada bem no centro de Oslo, ou seja, de acesso bem facilitado para quem visita a cidade. Apesar de pequena, a loja conta com uma seleção ótima de discos. Diferente da Neseblod, onde o foco é discos antigos e clássicos, a Katakomben conta com lançamentos incríveis do mundo do metal extremo. A loja online funciona super bem, e um ponto super positivo é que eles sempre divulgam na página deles do Facebook quando chega material novo de alguma gravadora ou distribuidora. Então, isso acaba tornando bem possível a ida à loja no mesmo dia ou dia seguinte, para garantir a sua cópia daquilo que você estava desejando.

 

Platekompaniet Oslo City

Foto: toshimoshi-test.herokuapp.com

Onde: Stenersgate 1
Horário: de segunda à sexta das 10am às 10pm e aos sábados das 10am às 8pm
Site oficial: www.platekompaniet.no

O que eu mais amo na Platekompaniet é que ela é uma rede de lojas, espalhada pela Noruega inteira, sem ser especializada em metal. Esse fator torna experiência de busca de discos clássicos, porém novos, surpreendente na loja. Em todas as lojas da rede que já visitei, encontrei algo inusitado. Ela conta com uma seleção de discos de metal em geral e acho que principalmente lançamentos ou relançamentos. O preço é um pouco mais alto do que na Katakomben, por exemplo, mas discos novos de bandas que não são tanto underground, você vai encontrar aqui, como por exemplo Dimmu Borgir e Satyricon.

 

Tiger Record Store

Foto: visitoslo.com

Onde: Hammersborggata 18
Horário: de segunda à sexta das 10am às 10pm e aos sábados das 10am às 8pm
Site oficial: www.tigernet.no

Essa é provavelmente a dica mais insider dessa lista. Eu descobri essa loja por acaso, quando estávamos passeando com uma amiga nossa norueguesa e ela disse que conhecia uma loja de discos que a gente nunca tinha ido antes. Quando eu entrei na loja, de cara já pensei que não encontraria nada do meu gosto, porque a loja não é focada em metal, é uma loja com uma pegada mais hipster, com foco em indie, punk e hardcore underground. Mas, fui pega de surpresa e na pequena seção de discos de metal (que já não é muito grande em si), encontrei algumas coisas bem legais, como todas as edições coloridas do álbum Mariner, do Cult of Luna. Não subestime a loja logo de cara, vale a pena dar uma chance e garimpar com cuidado, talvez você encontre alguma pérola que esteja procurando a bastante tempo por lá.

 

Råkk & Rålls

Foto: Runar Pettersen on Google Maps

Onde: Stortingsgata 8
Horário: de segunda à sábado das 10am às 6pm
Site oficial: www.facebook.com/RockRolls

E por último, a Råkk & Rålls, que é uma loja que eu descobri por acaso, e fica como dica pra quem gosta de discos de segunda mão. Essa loja é gigantesca, inclusive pra chegar nela, usa-se uma escada rolante para o andar de baixo e lá você vai encontrar uma infinidade de discos, não só de metal, mas de muitos clássicos da música. Quando estive por lá, garimpando encontrei bootlegs do Megadeth em vinyl. Ou seja, se procurar bem, você acaba encontrando algumas raridades inesperadas na loja. Lá também tem muitos CDs e DVDs (de filmes, mesmo). Vale a pena a visita se a sua intenção é garimpar com vontade e se surpreender com o que pode encontrar por lá!

Posts Relacionaods

Comentários

Deixe um comentário