Vida de Imigrante

Casamento na Noruega: aplicando para o visto

28 de abril de 2017

Continuando aquele primeiro post onde eu expliquei direitinho todo o processo para se casar na Noruega, hoje eu vou contar minha experiência ao aplicar pro visto de reunião familiar, que é o visto que pedimos quando nos casamos com algum cidadão norueguês.

Bom, depois de se casar no lugar onde você escolheu, você vai precisar agendar um horário no site da UDI para aplicar pro visto de reunião familiar. A UDI nada mais é do que o departamento de imigrações aqui da Noruega, alguns casos são analisados por eles mas outros (os mais simples) são resolvidos diretamente na polícia. Aqui eu aconselho o seguinte: se a data do seu visto de turista estiver quase expirando, por exemplo, você marcou o casamento para um mês antes do visto de turista expirar, não espere o casamento acontecer para marcar a data na UDI, geralmente a data escolhida vai ser no mínimo um mês da data do dia que você está aplicando, então é bom ficar bem atento à isso. No meu caso, eu agendei o casamento para o dia 30 de março e a minha data de entrevista foi marcada no dia 20 de abril (eu apliquei no dia 18 de março), só pra servir como exemplo e você entender bem o que estou querendo dizer. Uma dica muito importante é: tenha a confirmação da data que o casamento vai acontecer de fato, pois você vai precisar dela na hora de aplicar pro visto no Application Portal.

A parte mais complicada nesse processo todo é organizar todos os documentos, no próprio site da UDI tem um formulário com um checklist bem completo (de 9 páginas, haha) que você deve seguir à risca para o dia da entrevista na polícia (sim, você entrega tudo na polícia e não na UDI em si, alí eles vão ver se o caso pode ser resolvido por eles mesmos ou se vão encaminhar pra UDI).
Pra conseguir uma data, você precisa pagar a bagatela de 8.000NOK (sim, OITO MIL coroas norueguesas, o que dá mais ou menos R$3.000 na cotação de hoje) no cartão de crédito, e feito isso, você será encaminhado para o calendário de datas disponíveis do Application Portal. Então, só pra ficar claro, você precisa fazer duas etapas aqui: completar um cadastro completo com seus dados  no Application Portal e depois de pagar a taxa referente ao pedido de visto que você vai fazer, vai agendar uma data, são duas coisas diferentes e separadas no site. O cadastro, inclusive, você consegue ir preenchendo aos poucos pois fica tudo salvo de onde você parou. O valor do visto pode mudar, para conferir quanto custa diretamente no site da UDI, é só clicar aqui.

Vou listar os documentos que eu separei para levar no dia da minha entrevista:

  • Meu passaporte com cópia autenticada de todas as páginas usadas (fiz as cópias aqui na biblioteca aqui na Noruega mesmo);
  • Minha certidão de nascimento original e a tradução juramentada, também com cópia autenticada de ambas;
  • Cover letter assinada de todo o formulário completo pelo próprio site da UDI (você recebe por e-mail quando completa o cadastro);
  • Duas fotos de passaporte (tirei aqui na Noruega e é semelhante – mas não igual – à nossa 3×4);
  • Passaporte do meu marido com cópia autenticada de todas as páginas usadas;
  • Certidão de casamento norueguesa (você pode apresentar só uma cópia simples dos documentos noruegueses);
  • Contrato de trabalho do meu marido;
  • Os últimos três holerites dele;
  • Uma declaração da NAV (pegamos na própria NAV) onde ele atesta que não recebeu nenhum benefício do governo nos últimos 12 meses;
  • Uma declaração da UDI onde ele confirma basicamente o mesmo que acima, mas também que recebe mais de 300.000NOK ao ano e que pode me sustentar;
  • E o checklist assinado e respondido, pois no final tem 15 perguntas a serem respondidas sobre o relacionamento, casamento e mais algumas coisas do casal.

Feito isso, é só esperar o dia da entrevista, a minha foi na última quinta-feira (20 de abril de 2017) e foi bem tranquilo. Fui atendida praticamente no horário marcado, a moça que me atendeu olhou o meu checklist e foi conferindo se todos os documentos necessários estavam ali, e ainda ficou impressionada que eu entreguei tudo certinho pra ela, cópias e tudo mais. Ela conferiu os documentos originais e ficou com as cópias que eu levei. Na quarta-feira, dia 26, eu recebi um e-mail confirmando que meu pedido foi recebido pela UDI e que em breve eu serei notificada da resposta. E hoje, sexta-feira, dia 28, eu recebi uma carta no correio da polícia dizendo a mesma coisa, nessa carta vem o meu número de protocolo que posso usar pra consultar como anda o meu caso e também se eu precisar de alguma coisa, ele é meu DUF number temporário. Agora é só esperar! Eles analisam caso por caso, documento por documento, então vai demorar alguns meses. O prazo, segundo o site da UDI, é de 4 meses para quem aplica pro visto de reunião familiar, mas na carta está bem claro que pode demorar mais do que isso.

Lembrando que meu visto ainda não foi aprovado, não sei se podem atestar falta de algum documento mas por enquanto é isso, a segunda etapa dessa saga chegou ao fim, agora é esperar o resultado e volto com um update contando se deu certo ou não. 🙂
Ah, enquanto eu espero aqui na Noruega, é aconselhável que eu não saia do país (nem pra fazer compras na Suécia onde não tem controle de passaporte), porque se eu sair e na volta olharem meu passaporte, como meu visto de turista expirou, talvez eu não tenha permissão de entrar novamente na Noruega, então eu devo aguardar a resposta deles em solo norueguês. Prisão chata essa, né? Haha!

Editado: o meu visto foi aprovado e você pode conferir os próximos passos nesse post aqui! 😉

Posts Relacionaods

Comentários

  • Responder Carolina 7 de julho de 2017 at 21:41

    Olá, Stephanie! Mal pude acreditar quando encontrei um blog com todas as informações que eu precisava!! :)) Muito bom!! Só me restaram duas dúvidas: após o visto de turista expirar, enquanto vc fica aguardando o visto de reunião familiar sair, vc é considerada ilegal? Como fica a sua situação? Outra coisa, quando vc fala do visto Schengen, vc se refere ao carimbo de entrada no passaporte, certo? Tusen takk! :))

    • Responder Stephanie 12 de julho de 2017 at 12:18

      Oi Carolina, você pode ficar na Noruega aguardando legalmente, mas você não tem um visto válido no país, por isso somos impedidos de sair da Noruega porque provavelmente não podemos entrar novamente, mas é permitido aguardar a resposta da UDI em solo norueguês. E o visto Schengen é o carimbo que recebemos no primeiro país que fazemos a imigração na Europa, então sim! Fico feliz que tenha te ajudado. Beijos!

      • Responder Carolina 12 de julho de 2017 at 12:25

        Muito obrigada, Stephanie!!! Suas dicas foram muito esclarecedoras. :)))

      • Responder Carolina 30 de outubro de 2017 at 21:05

        Oi, Stephanie! Sou eu de novo. 🙂 Onde você autenticou as cópias aqui na Noruega? Obrigada!!
        Ps: Os stories do Instagram estão ótimos! Vi snakkes!

        • Responder Stephanie 6 de novembro de 2017 at 09:45

          Eu fiz as cópias e autenticação delas na biblioteca aqui do bairro 🙂 e obrigada! 😀 beijos

          • Carolina 14 de novembro de 2017 at 12:45

            Obrigadaaa:)

  • Responder Debora Andrade 4 de setembro de 2017 at 16:30

    Ola muito bom o blog, esta me ajudando muito, e tenho uma duvida, apos 4 semanas, isso mesmo 4 semanas esperando uma resposta da skatteetaten, recebi minha carta de autorizacao do meu casamento, quase sem tempo ja tinha ligado na polica e marcado a entrevista que sera daqui a 3 semanas, porem eu nao recebi a minha certidao de nascimento, e eu preciso dela para ir na entrevista, eu estou muito procupada, porque demorou 1 mes para receber a resposta, agora com a autorizacao em maos nao tenho minha certidao de nascimento porque eles ficaram com todos os meu documentos originais e as traducoes, foi assim com voce tambem? eles te enviaram a autorizacao de casamento primeiro e depois enviaram a certidao? obrigada.

    • Responder Stephanie 4 de setembro de 2017 at 18:53

      Oi Debora, eles não ficaram com nenhum documento meu, fizeram apenas cópias e ficaram com elas. Já na UDI a mesma coisa, ficaram com as cópias autenticadas pra eles. Eu deixei claro desde o começo que precisava dos documentos originais, então eles não ficaram com nenhum. E sobre o prazo, tá bem apertado mesmo, considerando que você terá que levar a certidão de casamento na entrevista também, veja se vai dar tempo, caso contrário, eu acredito que eles não vão analisar o seu caso até você entregar tudo.

      • Responder Debora Andrade 4 de setembro de 2017 at 19:42

        Entao ainda nao marquei a data de casamento, no caso eles me entregam esse registro de casamento na mesma hora ou eu tenho que esperar eles enviarem por correio? se eles enviarem quanto tempo isso demora? preciso da original e traducao da minha certidao de nascimento? obrigada pela ajuda

        • Responder Stephanie 5 de setembro de 2017 at 07:59

          Eles enviam por correio, o que eu fiz foi: quando eu fui no Tingrett marcar a data, falei direto com a juíza que ia realizar o casamento e ela me confirmou e afirmou que seria naquele dia, a confirmação por correio era só burocracia necessária. Se você precisa desses documentos, vá até o Skatteetaten e pede os docs de volta, provavelmente deve estar com a pessoa que aprova os casamentos, pode ser que esteja até em outra cidade. Uma pergunta que me veio na mente é, como você marcou a entrevista na UDI sem a data do casamento? Esse é um campo obrigatório, e me lembro muito bem que não conseguia ir pra frente e confirmar o cadastro sem a data do matrimônio.

          • Debora Andrade 5 de setembro de 2017 at 12:29

            Como estou sem tempo eu liguei e eles abriram uma excessao, mas no caso nao vai dar tempo porque demora 2 semanas para chegar o certificado de casamento e isso mesmo? apos 2 semanas eles enviam por correio o certificado? entao, nao sei o que eu vou fazer porque nao foi minha falta eu fiz tudo certo o erro foi desde o comeco da skatteetaten, demorou 1 mes, e eles nem sabem onde esta meus documentos ligo la e ninguem sabe informar e a moca nunca ta la, sinceramente eu estou muito triste com tudo isso, nunca pensei que seria assim aqui na noruega, ate no brasil seria mais rapido.

          • Stephanie 7 de setembro de 2017 at 16:19

            Putz Debora, é bem delicada a situação. No dia do casamento, você recebe um papel do juiz mas é temporário, não é o oficial, você pode perguntar na UDI se esse papel é o suficiente ou se precisa esperar o oficial assinado pelas autoridades chegar na sua casa. Nesse caso, o que você pode fazer, é remarcar sua entrevista na UDI e sair do espaço Schengen e voltar “extendendo” seu visto. As pessoas que trabalham no Skatt são bem de vá vontade mesmo :/ eu fui prejudicada por um erro deles, eles não estão nem aí.

      • Responder Debora Andrade 4 de setembro de 2017 at 19:56

        Entao ainda nao marquei a data de casamento, no caso eles me entregam esse registro de casamento na mesma hora ou eu tenho que esperar eles enviarem por correio? se eles enviarem quanto tempo isso demora? preciso da original e traducao da minha certidao de nascimento? obrigada pela ajuda

  • Responder Camena Costa 6 de dezembro de 2017 at 10:26

    Oi Stephanie. Parabéns pelo blog, muuuito bem organizado e as informações são todas muito claras! Tem me ajudado bastante. Quando você aplicou, qual opção escolheu? ‘Those who are getting married’ ou ‘Spouse/registered partners’ ? Obrigada!

    • Responder Stephanie 12 de dezembro de 2017 at 09:10

      A segunda opção. A primeira é o tal “visto de noiva”.

      • Responder Camena Costa 13 de dezembro de 2017 at 14:37

        Ok, muuuito obrigada! Eu estava fazendo errado, então.. Haha. Vou mudar minha application. 🙂
        E em relação às 15 perguntas que eles fazem, é na entrevista em si ou no checklist fornecido pela UDI? São perguntas básicas do tipo ‘há quanto tempo nos conhecemos’, etc?

        • Responder Camena Costa 18 de dezembro de 2017 at 17:19

          Stephanie, terminei a application e já fiz o download do questionário com as perguntas. Obrigada 🙂

  • Deixe um comentário