F.A.Q – Perguntas Frequentes

Sou brasileiro(a) e quero visitar a Noruega. Quais documentos preciso?

Como brasileiro, você não precisa de um visto para viajar para a Noruega por até 90 dias. A Noruega faz parte do espaço Schengen, e como você provavelmente terá que fazer uma escala antes de chegar até o seu destino final, você vai receber um visto (carimbo no passaporte) assim que passar pela imigração no país de conexão. Os requisitos básicos para quem vem para a Noruega, são: passagem de retorno ao Brasil dentro dos 90 dias de turista, comprovante de estadia (pode ser tanto a reserva do seu hotel/hostel/AirBnb ou uma carta convite escrita pelo seu anfitrião) e um seguro saúde com cobertura para a Europa de até 30.000 euros (não é obrigatório, mas é bom não contar com a sorte, né?!).

 

Sou brasileiro(a) e quero morar na Noruega. Como faço?

Como brasileiro, você precisa de um visto válido para morar legalmente na Noruega. E quais são suas opções? Bom, não são muitas mas nada é impossível. Você pode conseguir um contrato de trabalho (estando no Brasil ainda), e com a empresa como seu sponsor, você pode dar entrada num pedido de visto de trabalho. Você também pode ser aceito em algum programa de estudo de alguma universidade norueguesa, e então pedir um visto de estudante (comprovando anualmente uma certa quantia em coroas norueguesas). Ou então você pode pedir um visto de integração familiar, caso você tenha algum familiar próximo que seja norueguês ou more na Noruega com visto de residência. Ainda é possível morar na Noruega por um tempo determinado, vindo para cá com algum programa de intercâmbio, como por exemplo o programa de Au Pair.

 

Tenho cidadania européia (de qualquer país parte da UE, EEE ou AELC), posso morar na Noruega?

A Noruega não faz parte da União Européia, portanto, ter uma cidadania de algum país que faz do acordo não significa que você poderá morar legalmente por aqui. Sua entrada no país é permitida sem visto e você pode ficar por até seis meses. Neste período, você precisa conseguir um trabalho com um contrato que te dê uma permissão de trabalho e residência na Noruega. Além disso, é necessário comprovar que você tem dinheiro suficiente para se manter no país durante estes seis meses que você vai ficará buscando trabalho.

 

Como posso conseguir uma vaga para trabalhar em alguma empresa na Noruega?

Vai depender muito da sua área de formação e atuação. Sites como LinkedIn e Finn podem te ajudar a encontrar várias vagas. Principalmente nas áreas de TI e marketing, algumas delas estão em inglês e procuram candidatos internacionais, mas é importante ter fluência no idioma para conseguir pelo menos uma entrevista. É bom lembrar que para se contratado, a empresa precisa provar que nenhum cidadão norueguês ou já residente no país é capaz de fazer o que você está sendo contratado para fazer, por isso a importância de ter um ótimo currículo faz toda a diferença.

 

Quais os documentos necessários para se casar na Noruega?

Fiz um post bem completo relatando todos os documentos necessários que você vai precisar, tanto no Brasil, quanto na Noruega, para se casar aqui com um(a) norueguês(a). Você pode acessá-lo clicando aqui. E também tem um post relatando a minha experiência ao aplicar pro visto de reunião familiar na UDI, você pode acessá-lo clicando aqui.

 

Sou formado em *insira a profissão desejada*. Como reconhecer meu diploma na Noruega?

O orgão que reconhece os diplomas e certificados aqui na Noruega é o NOKUT. É praticamente impossível dar uma informação exata e precisa de que seu diploma será aceito e reconhecido pelo orgão quando cada caso é analisado exclusivamente. O melhor a se fazer é entrar em contato com a organização pra obter informações mais precisas sobre o seu caso. Para as pessoas da área de saúde, o orgão que reconhece os diplomas é o SAK. Vale lembrar que para todas as áreas, é possível que seja necessário que você estude por mais alguns anos até ter os créditos necessários para ser apto a atuar na profissão desejada.

 

Quero aprender norueguês. Por onde começo?

Tenho um post aqui no blog onde listei os meus métodos favoritos de aprendizado da língua pra quem quer começar a se familiarizar com o idioma sozinho. Clicando aqui você pode ter acesso à cursos completos, canais no Youtube, aplicativos e uma lista completa de sites com exercícios de gramática.

 

Quero fazer faculdade na Noruega. Por onde começo?

É verdade sim que as universidades na Noruega são gratuitas, porém, existem alguns pré-requisitos que você deve cumprir antes de aplicar para algum programa universitário no país. O site ideal para busca de documentos e requisitos que você, seja como brasileiro ou de qualquer outra nacionalidade, deve cumprir, é o Samordna opptak. Vale lembrar que a grande maioria dos cursos de bacharelado na Noruega exigem o nível B2 (ou Bergentest) no idioma norueguês, nota de inglês em algum exame de proficiência (checar no site do Samordna opptak também) e ter concluído pelo menos um ano de nível superior no Brasil. As regras para mestrado são um pouco diferentes, já que a maioria é ministrada em inglês. Outro ponto a ser levado em consideração são as regras para se obter o visto de estudos no país, para isso, recomendo acessar a página do órgão de imigração Norueguês, onde você encontra todas as informações necessárias para o mesmo (basta simular a sua situação no site).