Dicas Locais Noruega Para Turistas

Midgard Historisk Senter: o maior cemitério da Era Viking

27 de fevereiro de 2017

Quem vem pra Noruega procurando especialmente por vestígios da Era Viking, pode se frustrar um pouco ao não encontrar muita coisa nas principais cidades, como Oslo e Bergen. O passeio que vou relatar a seguir é ideal pra quem tem dias sobrando quando visita Oslo e quer conhecer um pouco mais do sul da Noruega, onde está localizado o maior “cemitério” viking de toda a Europa e também uma construção de 1100 anos atrás.

O Midgard Historisk Senter fica localizado em Borre, no condado de Vestfold, o que significa que fica do lado contrário de onde estamos, aqui em Østfold. Foi bem fácil chegar até lá, como moramos em Moss, pegamos um ferry (uma balsa, na verdade), que faz parte do transporte comum norueguês. Ele existe para diminuir o tempo percorrido, seja de carro, ônibus ou trem, entre cidades importantes que estão separadas por um fjord, como acontece aqui no Oslofjord. A viagem não demora mais que 30min, e além de permitir carros e caminhões, existe também o ticket unitário para pedestres. Muitas pessoas usam a balsa como um transporte diário pra ir e voltar da escola ou do trabalho.

A balsa é bem confortável, tem uma lanchonete na parte de cima do ferry e também conta com banheiros bem limpos. Animais são permitidos na travessia e a vista é super linda, que apesar de fazer um vento bem frio no deck, vale a pena sair e curtir ela um tempinho.

Agora falando do Midgard Historisk Senter, eu fui completamente surpreendida pelo que encontrei lá. Apesar de estar fechado (durante o inverno só abre aos domingos das 11h às 16h), foi bem legal poder conhecer a região sem estar rolando nenhum evento, como o mercado Viking ou o Midgardsblot (festival de música), que acontecem anualmente no local.

Este é um dos locais mais importantes do patrimônio cultural da Noruega. Um lugar histórico que desempenhou um papel central importantíssimo na história viking da Europa. O cemitério de Borre (The Borre Mounds), conta com “túmulos” do século 7 (até o comecinho do século 10), onde os vikings foram enterrados na época. Estes túmulos nada mais são do que um monte de pedras empilhadas, você consegue ver um ou dois montes maiores que estão pra cima da terra, mas a maior parte está por baixo. Funciona mais como uma coisa sentimental do que visual, sabe? Em nenhum outro lugar do norte da Europa é possível encontrar algo maior ou parecido em um único local. Além desses grandes montes, existem cerca de 30 outros túmulos menores espalhados pelo Borreparken.

Dentro do pequeno museu, é possível encontrar alguns ítens que foram encontrados ali durante algumas escavações (que acontecem desde 1852), mas o mais impressionante é o Gildehallen. A grande casa viking, ou The Viking Hall, é uma reconstrução de um grande Meadhall (pode ser considerado um grande salão de festas) da Era Viking. É importante saber que o Gildehallen foi construído baseado em contos, teorias e histórias míticas. Em grande parte das teorias, que deram ao salão essa característica na sua construção alta e pontuda, é que eles foram os antecessores das Stavekirkene (ou Stave Churches) – as famosas igrejas medievais de madeira da Noruega – onde os pilares localizados no meio do salão são mais longos. O resultado é uma enorme casa majestosa, interessante e completamente única.

Foto retidada do site oficial do Midgard Senter para mostrar o interior do Gildehallen.

Pra quem está em Oslo, a viagem de transporte público dura mais ou menos 2h20 até lá. Na estação central (Jernbanetorget), pegue o trem sentido à Skien (linha R11) e desça em Tønsberg. Em Tønsberg, pegue o ônibus (VKT) 01 Stavern-Fokserød-Horten, e desça na parada Kirkebakken Borre. De lá, depois de uma caminha de aproximadamente 5 minutos você estará no Midgard Historisk Senter. Esse é um passeio ótimo para aproveitar e visitar Tønsberg, considerada a cidade mais antiga da Noruega. Eu ainda não tive o prazer de conhecer ela durante o dia, cheguei lá e o sol já tinha ido embora, mas quero voltar no verão pra explorá-la com calma.

Site Oficial em inglês: http://midgardsenteret.no/en/

Posts Relacionaods

Comentários

Deixe um comentário