Destaques Noruega Para Turistas

Norway In a Nutshell: vale a pena?

22 de março de 2017

Eu já vi muitas perguntas sobre esse passeio clássico aqui da Noruega em vários grupos de viagens perguntando se realmente vale a pena fazer o Norway In a Nutshell. Pra quem não sabe, o Norway In a Nutshell é um passeio organizado pela empresa Fjordtours e eles oferecem várias combinações de passeios bem interessantes por toda a Noruega, com o foco em conhecer os famosos fjords espalhados pelo país, onde você pode escolher o ponto de partida e destino final, e também se prefere pernoitar pelo meio do caminho.
Em 2014, quando eu vim pela primeira vez para a Noruega, a minha prioridade ao visitar Bergen era fazer um tour por algum fjord. Pesquisando muito, acabei encontrando no Norway In a Nutshell uma forma de combinar o que eu precisava com o que eu queria: ir de Bergen até Oslo visitando pelo menos um fjord pelo meio do caminho. De brinde, eu ainda consegui ver neve (era meio de abril!) e mais um bocado de paisagens incríveis!

Pra começo de conversa, acho importante deixar muito claro que o Norway In a Nutshell é um passeio independente. Ou seja, não tem guia! Pra falar bem a verdade é apenas um compilado de tickets emitidos pelas empresas de transporte norueguesas nos quais todos eles se combinam fazendo assim parecer um tour organizado. Olhando no site, encontrei a informação de que a partir de 2017 eles estão oferecendo um tour guiado em dias específicos partindo de Bergen, caso seja de seu interesse, pode clicar aqui e ler a respeito. Não é um passeio barato, o passeio que eu fiz, que é o trajeto de 14h conectando Bergen até Oslo em um dia está custando NOK1890 (na casa dos R$525). Por isso, junto do relato da minha experiência, eu vou deixar os links onde você consegue comprar os tickets separadamente, por conta, economizando um pouco desse valor final.

Eu reservei o meu ticket pelo site da Fjortours e optei por retirar o meu ingresso na bilheteria da NSB na estação ferroviária de Bergen. Esta informação vem no e-mail de confirmação de compra, incluindo os horários de funcionamento da mesma. Eu preferi retirar o meu um dia antes, então assim que eu cheguei em Bergen, do aeroporto peguei um ônibus até a estação central e lá mesmo já retirei o meu ticket.

O passeio começou às 8h44 na estação de Bergen, com destino à Voss. A viagem demora cerca de 1h15min e é a mais simples de todas, na minha opinião, o passeio começa mesmo quando você chega em Voss. Pra quem quer fazer por conta, o ticket pode ser comprado diretamente no site da NSB ou pelo próprio aplicativo de celular, que é o que eu recomendo, porque alguns trechos só estão disponíveis para quem tem o app de celular. A dica aqui pra baratear o tour, é ficar atento às ofertas minipris, que são os menores preços encontrados pelo trajeto. O preço normal dele é NOK204.


Chegando em Voss, o ônibus já estava lá esperando a chegada do trem. A saída estava marcada para às 10h05, chegando em Gudvangen às 11h05. Esse passeio é lindo e impressionante, eu recomendo que você se sente do lado direito do ônibus, se for possível, pois o ônibus passa beirando todo o lago Oppheimsvatnet. A cidade de Voss é praticamente o ponto de partida pra quem quer conhecer os fjords noruegueses, ela funciona muito bem como base para visitar tanto o Sognefjord, quanto o Hardangerfjord.
Para comprar o ticket avulso, ele pode ser encontrado no site Nettbuss (via E16) e as tarifas variam de NOK79 até NOK108, dependendo do horário.

Em Gudvangen, já somos recebidos por esse letreiro bem fofo que parece ter saído de um filme. A cidade nada mais é do que uma vila, com uma ponte que atravessa um pequeno riozinho que desemboca no Nærøyfjord, o fjord que vamos visitar no passeio de barco que liga Gudvangen até Flåm. A parada aqui é de aproximadamente 40min, o barco sai para Flåm às 11h45, que já estava lá nos esperando inclusive, então dá tempo de tomar um café, comer alguma coisa e até dar uma olhada nos souvenirs que estão disponíveis num restaurante ali pertinho do porto.
O ticket do passeio de barco pode ser comprado no site oficial de turismo de Flåm, o VisitFlåm. Tem várias opções de passeio com várias combinações diferentes, mas o preço mais barato do passeio classic é NOK490 e tem duração de mais ou menos 2h30 em alto mar.

Eu tenho muita dificuldade em avaliar qual o passeio mais bonito desse tour todo, mas a sensação de estar ali na cara do fjord não tem preço. Eu aconselho que você esteja bem agasalhado, eu fui em plena primavera e ainda assim fez -1°C em alto mar, sendo o suficiente pra congelar as suas mãos (que estão fotografando o tempo todo). Outro conselho é que você suba o mais rápido possível para a frente do barco, assim terá a melhor foto do fjord sem nenhum turista te atrapalhando. Isso é bem difícil, mas é possível, é só ser rápido, deixe para tirar fotos do barco depois, quando você já estiver cansado da vista (é possível? haha) porque a briga é grande pra conseguir o melhor lugar. No barco também é possível curtir a vista de dentro do café que fica embaixo do deck, uma ótima opção pra quem não quer passar frio. Lá dentro também tem banheiro! Eu recomendo demais o passeio pelo Nærøyfjord, que é uma “perna” do Sognefjord, o maior e mais conhecido fjord norueguês.

Quando o barco vai se aproximando da cidade de Flåm, já dá pra entender porque é considerada uma das cidades mais lindas da Noruega. Muitas casinhas de madeira à beira do fjord, combinadas com os topos das montanhas cheios de neve, é simplesmente deslumbrante. Em Flåm, o tour tem uma parada um pouco mais longa, com o barco chegando às 14h10 na cidade e o próximo trem, com destino a Myrdal, saindo às 16h50. A cidade é bem pequena, sem muito o que fazer, mas conta com uma loja bem grande de souvenirs, com coisas bem exclusivas da região, um restaurante e um museu, o The Flåm Railway Museum, que tem entrada gratuita. Eu escolhi não visitar o museu, porque estava sozinha e carregando a minha mala, portanto aproveitei essas duas horas livres para usar a internet da estação central de Flåm, comer um sanduíche e descansar.

O passeio de Flåm até Myrdal é feito de trem, o Flamsbana, pela Flåm Railway, considerada uma das mais lindas do mundo. O trajeto todo dura 50min e te leva do fjord no nível do mar subindo pela estrada Rallar, atravessando mais de 20 túneis, com vista pra uma natureza fantástica durante todo o trajeto, até 867 metros acima do nível do mar, na montanha Hardangervidda em Myrdal. É simplesmente deslumbrante! Aqui é possível ver neve o ano todo, mesmo no alto verão, pela montanha estar tão acima do nível do mar. O trem faz uma pequena parada para você apreciar a vista, parando também numa cachoeira gigante (de 225 metros) que estava parte congelada quando visitei, a Kjosfossen. É possível descer pra tirar fotos, antes do trem partir com destino final à Myrdal.
O ticket da Flåm Railway pode ser comprado tanto na bilheteria que tem na estação principal de Flåm, quanto pela internet. O preço normal desse trajeto é NOK360, podendo ter minipris disponível, e pode ser comprado pelo site da NSB ou pelo app.

Em Myrdal, a parada é bem rápida, e é praticamente o fim do trajeto. Eu quero deixar a dica aqui de que nesta estação não se tem nada para fazer, não tem nem banheiro, bilheteria, nada, é só uma casinha onde tem uma televisão notificando quando o próximo trem chega e nada mais, portanto, ao comprar o seu ticket, fique atento à quanto tempo você ficará em Myrdal. A estação estava coberta de neve, a única atração dispoível por aqui hehe. O trem pra Oslo sai às 17h55 chegando na Oslo S às 22h45, finalizando o passeio. Aqui o trem vai descendo do pico máximos que chegamos em Myrdal, mas ainda assim é possível ver cidades e estações de ski que estavam congeladas pelo caminho. Não fotografei, porque o trem estava lotado por conta de uma excursão que desceu toda em Geilo, mas a chance de ter bastante neve o ano todo, tanto em Geilo quanto Finse, é grande, portanto, se quiser ver neve, sente-se na janela do trem. O ticket de Myrdal pra Oslo S você compra diretamente no site da NSB, os minipris chegam até NOK249.

Resumindo, o passeio vale sim a pena! Se você fizer por conta, pode economizar até NOK500 (somando tudo de NOK1382) sem contar várias promoções de minipris que podem aparecer pelo caminho, dependendo da antecedência que você comprar os seus bilhetes. Ah, eu levei a minha mala durante todo o trajeto. Pense nisso se for fazer a one way trip, mas eu não achei que foi nenhum perrengue carregar ela comigo (apenas uma mala de rodinha e uma mochila nas costas) pois todos os transportes possuem compartimento para colocá-la durante os trajetos.

É deslumbrante, fantástico e uma experiência única que eu quero muito repetir durante o inverno! 🙂

Posts Relacionaods

Comentários

  • Responder Artur Ferreira 8 de julho de 2017 at 14:36

    Olá, muito obrigado pelas informações.

    Vou fazer um mochilão pela Escandinávia no mês que vem e estou planejando fazer o tour saindo de Bergen e chegando em Oslo também. Para economizar, tou querendo comprar os bilhetes por conta própria.

    O seu post é praticamente perfeito pra me ajudar, só fiquei com uma dúvida: No trecho de Voss para Gudvangen, fui pesquisar no site da NSB pra comprar o ônibus, mas eu tenho que escolher exatamente o ponto de embarque e de desembarque. Você saberia informar isso?

    Seria Voss (Voss stasjon) -> Aurland (Gudvangen E16)? Essa parte não ficou clara…

    Novamente, valeu pelas informações, são muito úteis! =)

    • Responder Stephanie 12 de julho de 2017 at 12:17

      Oi Artur, seria esse sim. Essas “cidades” são vilas, e as paradas são praticamente no meio da estrada. Se estiver com muita dúvida, pode comprar direto com o motorista, mas se essas são as únicas opções, são essas sim. Você sabe me dizer se a NSB te dá outra opção de parada e partida?

      • Responder Artur Ferreira 16 de julho de 2017 at 21:16

        Obrigado, Stephanie, mas não consegui completar a compra no site da nsb então tive que comprar da Fjordtours mesmo. Obrigado, de qualquer forma!

        • Responder Stephanie 17 de julho de 2017 at 11:17

          É meio confuso, alguns sites só aceitam cartão norueguês. Mas vai dar tudo certo e vai valer a pena 😉 boa viagem!

  • Responder Nivia Simas 20 de julho de 2018 at 17:19

    Olá, tudo bem?
    Excelente matéria. Você sabe dizer se vale a pena comprar o Fjord Pass® discounts?
    Um abraço!

    • Responder Stephanie 23 de julho de 2018 at 11:59

      Oi Nivia, nunca tinha lido sobre esse passe, mas acredito que como qualquer outro passe, o ideal seria fazer as contas de quais atracoes você pretende fazer e ver se vale a pena. Beijos!

  • Deixe um comentário