Curiosidades Destaques Dicas Locais

Os festivais de metal na Noruega

3 de junho de 2018

Quem me acompanha no meu canal do Youtube sabe que se tem uma coisa que eu amo fazer aqui na Noruega é ir à shows e também a festivais de metal. Por isso, resolvi começar uma série de posts aqui no blog onde vou reunir em posts os meus “favoritos” de metal, começando pelos festivais. Esse post vai funcionar mais ou menos como um guia bem completo de festivais que já tive o prazer de prestigiar e alguns que ainda não fui, mas espero que eu tenha a oportunidade de experienciar todos de alguma forma.

O principal motivo de eu estar hoje na Noruega foi por conta de um festival de metal. Se eu não tivesse saído do Brasil em 2014 pra minha primeira edição do Inferno Metal Festival, eu jamais teria conhecido o Thomas e hoje eu provavelmente teria uma vida completamente diferente da que eu tenho hoje. Por isso, começo essa lista por esse festival.

Inferno Metal Festival

Quando: entre março e abril, sempre no feriado da páscoa, de quinta à domingo.
Onde: Oslo
Quanto: de NOK 1.800 até NOK 2.500 (festival pass)
Site oficial: www.infernofestival.net

O motivo de eu gostar tanto do Inferno Metal Festival é porque ele se preocupa muito em focar no que está acontecendo na cena do metal extremo atual. Um exemplo disso foi a edição de 2015, onde o festival organizou um palco exclusivo  só para shows de bandas de black metal islandês. Essa é a minha cena favorita do estilo e praticamente ninguém falava sobre isso na época. Na minha opinião, o Inferno está sempre a frente quando se trata de metal extremo, especialmente do black metal. É um festival extremamente organizado e que sempre acontece no feriado da páscoa, em Oslo. Outro motivo que me faz gostar muito do Inferno, é que ele é um festival que acontece sempre na primeva e é um festival indoor. É ótimo não precisar se preocupar com chuva, frio, neve, muito sol e nem nada do tipo, a certeza de que tudo vai fluir bem porque rola sempre nas casas de show Rockefeller e John Dee, dão uma segurança a mais pra quem está vindo de longe.

Lá no canal do Hey Norway existem vários vídeos onde relato minha experiência com o festival. Já fui a quatro edições e pretendo continuar indo ano após ano, afinal, já se tornou uma tradição pra gente, por ser o lugar onde eu e o Thomas nos conhecemos. Separei dois vídeos que gosto muito pra ilustrar o post, o primeiro é o primeiro vídeo que fiz sobre o festival lá no canal, nele, eu dei muita informação útil sobre como o festival funciona. E o segundo, é um conteúdo praticamente exclusivo sobre o tema, que é explicando todo o processo e a experiência em ser um voluntário no festival.


Karmøygeddon Metal Festival

Quando: na primeira quinzena de maio, de quinta à sábado.
Onde: Kopervik
Quanto: NOK 2.000 (festival pass)
Site oficial: www.karmoygeddon.no

Esse é um festival ao qual eu nunca estive, primeiro por ser relativamente longe de onde eu moro e segundo porque o line-up raramente me atrai. O festival conta sim com bandas ótimas mas quando relaciono o custo-benefício da viagem, acaba não valendo a pena (pra mim). Mas, eu resolvi citar esse festival aqui porque eu acredito que algumas pessoas que moram na região de Rogaland possam se interessar. Até pra quem está de passagem por aquela área, onde ficam alguns dos pontos turísticos mais famosos da Noruega, pode ser interessante combinar o fest com os passeios.

A vibe do festival parece incrível, porque ele acontece bem na marina de Kopervik, é um mix de open air com indoor, porque a produção monta tendas para os palcos. Sem contar que o festival conta com um barco, como um dos hotéis oficias. Deve ser divertido, né?


Tons of Rock

Quando: no fim de junho, de quarta à sexta-feira.
Onde: Fortaleza de Fredriksten, em Halden
Quanto: NOK 2.525 (festival pass)
Site oficial: www.tonsofrock.no

Eu nem sei se posso chamar o Tons of Rock de festival de metal, porque na verdade é um festival de rock. O line-up é sempre bem diversificado dentro do estilo, geralmente conta big bandas como headliner todos os dias, mas ainda assim é um festival que se preocupa em selecionar bandas de vários estilos dentro do rock e do metal num mesmo ambiente, e posso dizer que funciona super bem. No geral, as pessoas são bem respeitosas com as diferenças e simplesmente não assistem aos shows que não as interessam.

Eu fui pela primeira vez nesse festival no ano passado, em 2017, e me surpreendi muito com toda a estrutura e organização. Eu já estive no Hellfest, na França, e devo dizer que festivais open air não são os meus favoritos. Mas, o Tons of Rock ganhou minha atenção por ser um festival que conta com uma estrutura fantástica. Um dos motivos que me leva a falar isso é o simplesmente fato dos banheiros femininos serem limpos o tempo todo. É surreal, hahaha!

O festival acontece geralmente no fim de junho na Fortaleza de Fredriksten em Halden, na fronteira da Noruega com a Suécia. Conta com uma área gigantesca para camping, já que o festival é o maior festival open air de toda a Noruega e muitas pessoas do mundo todo viajam para o país exclusivamente para ir ao festival. Eu já adoro aquele lugar sem nenhum tipo de evento acontecendo, mas o clima medieval da fortaleza e a forma como a produção separa os palcos e as áreas de interação torna a experiência ainda melhor.

Abaixo, o vídeo que gravei no ano passado relatando minha primeira vez no festival:


Midgardsblot

Quando: no fim de agosto, sexta-feira e sábado.
Onde: Midgard Vikingsenter, em Borre
Quanto: NOK 1.200 (weekend pass)
Site oficial: www.midgardsblot.no

O Midgardsblot é provavelmente o festival menos conhecido dessa lista. É um festival de dois dias que acontece sempre no mês de agosto em Borre. Lá, fica o Midgard Vikingsenter, onde podemos visitar um museu com artigos da era Viking, o maior cemitério viking da Europa e também uma réplica de um grande salão viking. É um lugar mágico com bastante história e eu acho que é isso que torna o festival especial. Ele tem uma temática focada na era Viking e mistura bastante bandas de metal extremo e folk metal. Eu me surpreendi muito com esse festival quando estive lá pela primeira vez no ano passado.

O festival se divide entre o palco principal, um mercado viking com artigos de artistas incríveis de toda a Europa e uma tenda com performance de bandas e artistas menores, geralmente de temática viking ou de folclore nórdico. O festival também tem uma área grande de camping, uma vez que está localizado “no meio do nada” (mas existem hotéis perto, com transporte de ida e volta pro festival todos os dias) e uma área de camping especial para quem vai caracterizado como viking, mais perto do festival e com tendas inspiradas na época. Existem vários tipos de ingressos, como por exemplo, os ingressos de acesso apenas à área do festival ou os ingressos que contemplam toda a área do camping viking.

Abaixo, o vídeo completo da edição do ano passado que eu compartilhei no canal do Youtube:


Beyond the Gates

Quando: no fim de agosto, de quinta-feira à sábado.
Onde: Bergen
Quanto: NOK 1.650 (festival pass)
Site oficial: www.beyondthegates.no

Esse é sem dúvidas o meu festival-desejo do momento. Eu nunca consegui ir à nenhuma edição mesmo porque o festival acontece em Bergen, do outro lado do país mas se existe um festival com o line-up que parece que foi feito pra mim, é o Beyond the Gates. Assim como o Inferno, o Beyond the Gates tem uma preocupação em estar sempre atualizado com a cena do metal extremo, em especial ao black metal. Em algumas edições, é possível ainda assistir à shows mega exclusivos, como o do Mare que vai rolar na edição desse ano.

O festival acontece no USF Verftet, que é a maior casa de shows e concertos em Bergen. Algumas atrações a parte são organizadas no Garage, um dos mais emblemáticos bares de toda a Escandinávia. Eu tenho certeza que esse é um festival que vale muito a pena a ir, e quando eu conseguir realizar esse desejo, com certeza vou documentar tudo pro canal do Youtube e compartilhar aqui com vocês.


Til Dovre Faller

Quando: segunda quinzena de outubro, de quinta-feira à sábado.
Onde:  Trolltun Gjestegård, Dombås
Quanto: NOK 900 (festival pass)
Site oficial: www.facebook.com/tildovrefaller

O Til Dovre Faller é um festival bem menor que rola no alto da montanha em Dombås. A localização dele é bem no meio do caminho entre Oslo e Trondheim, sendo aproximadamente cinco horas de viagem ao norte de Oslo e três horas de viagem ao sul de Trondheim. O lugar é uma mistura de hotel com um centro de eventos, e o festival tem uma pegada mais underground, sendo bem difícil de encontrar mais informações a respeito do evento.

É um festival que desperta o meu interesse por acontecer em um lugar bem remoto, no alto da montanha e afastado dos grandes centros. Acredito que tenha uma vibe bem peculiar pelo local onde ele acontece. O line-up é sempre uma mistura bem boa de bandas de metal extremo e também algumas outras bem obscuras.


Finalizo esse post mostrando pra vocês que festivais de metal na Noruega é o que não falta! Eles acontecem praticamente durante o ano todo e também em diferentes lugares do país, não só em Oslo, que é a capital da Noruega. E eu acho isso incrível! 🙂
É importante ressaltar também que vários outros festivais emblemáticos foram muito importantes pra história do metal na Noruega, como o Blastfest, Blekkmetal, Trondheim Metal Fest, entre outros, que infelizmente não existem mais, mas a gente fica na esperança de que algum dia eles voltem, né?!

Posts Relacionaods

Comentários

Deixe um comentário