Destaques Vida de Imigrante

Renovação do visto de reunião familiar

13 de maio de 2018

Mano do céu! E o tanto de tempo que esse blog ficou fora do ar? Começo esse post já pedindo desculpas mas é que eu não consegui fazer a renovação do domínio e hospedagem assim que completou um ano então as coisas saíram um pouco do controle. O que importa é que estou de volta, né?!

Bom, pra começar eu achei que seria legal eu dar continuidade nos posts sobre o processo do meu visto aqui na Noruega. Vocês já acompanharam como foi para me casar aqui, aplicar para o visto e também os primeiros passos como imigrante. Agora, depois de um ano que tudo isso aconteceu, eu posso contar pra vocês como foi para renovar o meu visto.

A recomendação da UDI é para que a gente dê entrada no processo exatos 3 meses antes da data de vencimento. Eu já tinha anotado no meu calendário que lá pro dia 10 de abril eu começaria o processo, já que meu visto é válido até o dia 17 de julho de 2018. Mas, no dia 4 de abril eu recebi um e-mail da própria polícia me lembrando que meu visto era válido até a data acima e me recomendavam já começar o processo de renovação, e foi o que eu fiz.

Entrei no site da UDI e comecei a preencher todo o formulário de acordo com o meu perfil. O processo é bem parecido com o que fazemos na primeira vez que aplicamos, mas dessa vez com algumas perguntas um pouco diferentes. Tive que marcar se eu saí da Noruega durante o último ano, quantos dias e pra onde, também se minha situação com o Thomas tinha mudado, e por aí vai. No fim, paguei uma taxa de 2.600 NOK (aproximadamente R$1.170) e pude agendar um dia e horário pra entregar os documentos pessoalmente na sede da polícia mais próxima do município que eu moro. Eu apliquei no dia 4 de abril e agendei pra entregar os documentos no dia 9 de abril. Detalhe: tinha data pro dia seguinte (uma sexta-feira) mas eu precisava organizar os documentos então preferi agendar para a segunda-feira seguinte.

Os documentos que eu precisei levar no dia, foram:

  • O checklist recebido por e-mail preenchido e assinado;
  • O meu passaporte;
  • Cópia de todas as páginas usadas do meu passaporte;
  • A cover letter do Application Portal recebida por e-mail impressa e assinada;
  • Declaração do próprio site da UDI de que minha relação com o Thomas não mudou durante esse período, preenchido e assinado por ele (com meus dados no mesmo);
  • O meu oppholdstillatelse atual (cartão do visto).

Só isso, eu achei bem fácil e simples na verdade. No dia da entrevista, a moça pediu pra ver meu oppholdstillatelse porque precisava saber o meu número de cadastro, e logo me devolveu. Então eu não fiquei nenhum momento sem visto, podendo sair e entrar do país normalmente, independente de quanto tempo demoraria pra ter a resposta. Ela mesmo tirou as cópias do meu passaporte porque eu levei em preto e branco, e ela disse que colorido era melhor (fica aqui a dica). Ela não me fez nenhuma pergunta, eu que perguntei quanto tempo demoraria pra ter a resposta e ela disse que em média demorava duas semanas.

No dia seguinte (10 de abril) eu recebi um e-mail de confirmação da polícia, dizendo que meu pedido tinha sido recebido e que era só aguardar a resposta. Um dia depois (11 de abril) eu acordei com um e-mail da própria polícia dizendo que meu visto tinha sido aprovado. Sim, demorou um dia! Eu nem acreditei hahaha corri pra agendar pra fazer o novo cartão do visto na mesma hora. Só tinha horário no dia 20 de abril. Nesse dia, eu precisei levar o meu oppholdstillatelse atual e o meu passaporte, só isso.

Chegando lá, a moça que me atendeu me perguntou se eu tinha recebido alguma carta com os meus direitos de acordo com a nova decisão, eu disse que não, então ela imprimiu uma folha com todas as informações relevantes sobre o meu visto, como por exemplo, tempo de duração, se o visto era renovável, se era válido para aplicação do visto permanente e etc. Ela também ficou com o meu visto atual, e nesse momento eu fiquei sem cartão nenhum, sem poder sair do país até que o novo chegasse. Tirou foto, coletou minhas digitais e minha assinatura. Dois dias depois o cartão novo estava na minha caixa de correio.

No fim das contas, em praticamente duas semanas eu resolvi todo o processo. Fiquei bastante surpresa com a agilidade da UDI e da polícia e também fiquei beeeem feliz que agora tenho mais dois anos nessa terra maravilhosa! 😀

Posts Relacionaods

Comentários

  • Responder Lucas 21 de julho de 2018 at 14:35

    Caraca, como foi rápida a renovação do visto. Só a taxa de renovação que me assutou bastante, mas fora isso o processo foi bem tranquilo pelo visto. Noruega é maravilhosa haha

    • Responder Stephanie 23 de julho de 2018 at 12:00

      Foi sim, eu fiquei bem surpresa também com a agilidade mas se tudo está certinho, facilita pra eles também! Beijos

  • Deixe um comentário