Vida de Imigrante

Uma dica para quem quer trabalhar em agência de publicidade na Noruega

12 de fevereiro de 2019

Oie, tudo bem com vocês? Hoje é um dia bem atípico de trabalho por aqui, por isso resolvi sentar e escrever um post que eu já queria ter feito há um tempinho. Quero compartilhar com vocês uma dica que me ajudou muito a conseguir o meu trabalho aqui na Noruega.

Acho que todo mundo que tá procurando trabalho aqui na Noruega, sabe que a coisa não está fácil pra ninguém. A minha dica nesse post, que vai ser bem rápida, vai para pessoas que já moram aqui e tem um nível OK de norueguês (eu diria nível B1) e tem um background profissional que se encaixa para trabalhar em agências de publicidades na Noruega, mais especificamente em Oslo, que foi onde eu consegui o meu trabalho.

Uma porta de entrada para ingressar nesse meio, é tentar uma vaga e conseguir pelo menos uma entrevista, com empresas que fazem essa ponte entre procura de funcionários (headhunting) para as agências. Vou ser bem sincera com vocês, a agência na qual eu trabalho não possui um departamento de RH, onde pessoas são responsáveis por buscar novos candidatos para trabalhar aqui, quem faz todo esse trabalho são essas agências focadas em trabalho no ramo da publicidade.

E isso é bem comum por aqui. Por esse motivo, aconselho as pessoas que querem trabalhar nessa área, não apenas publicitários, mas designers (digital, gráfico, produto, etc), comunicadores, programadores, profissionais de marketing, gerentes de projetos e mais algumas outras profissões, darem uma chance à essas empresas. Elas geralmente oferecem vagas como vikar (temporário), até porque as vagas são terceirizadas onde o funcionário vai trabalhar diretamente na agência, mas por experiência própria, mostrando o seu melhor no dia a dia, a chance de isso virar um contrato fixo, que foi o que aconteceu comigo, é imensa, pois é mais vantajoso pra você e pra empresa terem um contrato direto entre um e outro.

Eu particularmente conheço duas empresas que fazem esse tipo de trabalho aqui na Noruega: a Medievikar e a Teft (antiga Mediabemanning). Ambas possuem em seu site uma lista de vagas que estão em aberto, e geralmente também aceitam CVs que são interessantes mas que não se encaixem uma vaga em específico. A maior vantagem de entrar em contato com uma agência dessas é que eles ganham dinheiro se a empresa te contratar, então eles sempre estão sedentos por profissionais bons, que valem a pena indicar para as agências e de quebra você ainda pode receber umas dicas de como melhorar o seu CV e sua presença na hora de aplicar para vagas, pois eles são expert nisso também.

Na minha opinião, essa é uma ótima forma de se inserir no mercado de trabalho norueguês. Eu não sou fluente em norueguês, tentei a sorte com o meu CV que era todo baseado em minhas experiências no Brasil, e ainda assim me tornei uma candidata interessante para uma dessas empresas, que me contratou e me garantiu um contrato fixo diretamente na agência apenas dois meses depois. 🙂

Posts Relacionaods

Comentários

Deixe um comentário