Curiosidades Noruega Para Turistas

Viking Tour pela Noruega

23 de agosto de 2018

Eu participo de alguns grupos de viagens pela Europa no Facebook e se tem uma coisa que eu sempre notei quando o assunto é Noruega, é que as pessoas se decepcionam muito quando o assunto é “turismo viking” por aqui. Pra mim isso sempre foi muito óbvio mas agora tenho quase certeza que pra maioria das pessoas, não: o turismo viking do país não está em Oslo. Quem já pesquisou, se informou e leu bastante sobre a Era Viking já sabe disso, mas pra quem quer ter contato com esse período histórico da Noruega no país, deve viajar pelo interior do país, e não só em Oslo.

Seguindo essa premissa, resolvi criar esse post para funcionar mais ou menos como um guia de turismo viking pela Noruega. Eu não sou especialista nos assuntos, tanto Era Viking quanto turismo, mas sou apaixonada pelo Vikingtida e já tive a oportunidade de visitar alguns dos lugares que listarei abaixo.

Museu do Barco Viking – Vikingskiphuset

O primeiro lugar que eu quero indicar aqui é obviamente o mais lógico de todos: O Museu do Barco Viking que fica em Oslo. Esse é o meu museu favorito em Oslo e trata-se basicamente de uma casa que abriga três navios vikings reais recuperados do período viking na Noruega, sendo eles Oseberg, Gokstad e Tune. Eu fiz um vídeo bem completo sobre esse museu, por isso não vou me estender muito e deixá-lo linkado aqui como uma forma de vocês aprenderem um pouco mais sobre o mesmo.

Site oficial:www.khm.uio.no

 

Midgard Vikingsenter e Borrehaugene


O segundo lugar que eu tenho pra indicar pra vocês é o Midgard Vikingsenter. Lá também fica o Borrehaugene, então você acaba visitando dois lugares de uma vez só. Por ficar justamente perto dos túmulos de Borre, o Midgard Vikingsenter se tornou um dos mais importantes patrimônios culturais da Noruega. Lá, é possível visitar a réplica de um grande salão viking, o Gildehallen, um pequeno museu com alguns artigos da época e também os túmulos, já que o Borrehaugene é considerado o maior cemitério viking do norte da Europa.

Já temos um post bem completo sobre o local aqui no blog, e também um vídeo de um festival viking que acontece anualmente por lá, sempre no verão.

Site oficial: www.midgardsenteret.no

 

Saga Oseberg em Tønsberg

Foto do site Visit Norway.

Como citado no texto sobre o Museu do Barco Viking, o barco Oseberg foi uma das descobertas da Era Viking na Noruega. Essa descoberta aconteceu em Tønsberg, então a Oseberg Viking Inhertiance Foundation construiu uma cópia exata deste navio em uma base voluntária que você pode visitar nas docas de Tønsberg.

O navio conta com uma equipe a bordo, que explica e dá informações sobre a descoberta e também sobre o barco. Ao lado do mesmo, existe também uma lojinha de souvenirs onde é possível encontrar algumas lembranças temáticas pra levar pra casa.

 

Slottsfjell Museum em Tønsberg

Foto do site Visit Norway.

Ainda falando de Tønsberg, é possível visitar na cidade o Museu Slottsfjell, que apesar de ser um museu focado na era medieval, conta também com um “viking hall” que abriga quatro barcos preservados da Era Viking na Noruega e também a história completa do barco Oseberg, que atualmente se encontra no museu em Oslo.

Site oficial: www.slottsfjell.no

 

Vikingvalley em Gudvangen

Foto do site Fjord Norway.

O Vikingvalley em Gudvangen é provavelmente um dos lugares mais legais de se visitar dessa lista. Primeiro que a vila fica localizada na boca de um fjord incrível que é patrimônio da UNESCO, e nele você consegue ter uma experiência real de como era a vida durante a Era Viking. Aprenda tudo sobre os vikings, como eles viveram, trabalharam e influenciaram o mundo em geral. Ande pelas ruas e faça parte de uma cidade viva, povoada por uma comunidade internacional de entusiastas vikings.

Anualmente, todo verão, acontece um festival viking internacional nessa vila. Pessoas da Noruega toda e também do mundo todo, se vestem à caráter e vivem o estilo de vida viking por alguns dias, também com um mercado bem completo de produtores locais.

Site oficial: www.vikingvalley.no

 

The Viking Settlement em Karmøy

Foto do site avaldsnes.info

O The Viking Settlement fica localizado em Karmøy, perto do Nordvegen Historiesenter. Foi aqui que o Harald Fairhair estabeleceu o primeiro trono no país. A idéia é ter experiências como os vikings vivam de fato, seguindo os passos de Harald. Funciona basicamente como uma vila viking com casas réplicas de como elas eram construídas durante o período, tem também um festival viking e várias atividades relacionadas aos vikings durante o verão.

Site oficial: www.opplevavaldsnes.no

 

Centro Nacional Cultural de Stiklestad em Nord-Trøndelag

Foto do site Visit Norway.

Stiklestad tem por quase mil anos uma posição única na história norueguesa. O nome entrou pela primeira vez nos livros de história como o local do campo de batalha onde o rei viking Olav Haraldsson foi morto em 29 de julho de 1030. Olav Haraldsson, o último dos reis cristianizados da Noruega, foi rapidamente reconhecido como um mártir cristão. No ano seguinte, em 3 de agosto de 1031, foi canonizado e, a partir daquele dia, ficou conhecido como Olav, o Santo ou Santo Olavo. Como resultado da batalha e santidade de Olav, Stiklestad teve uma forte função simbólica tanto para o cristianismo, a monarquia e a sociedade norueguesa em geral.

Hoje, Stiklestad é um símbolo nacional, um monumento, um local sagrado e um museu. O Centro Cultural e o Stiklestad Hotell estão abertos durante o ano todo. O Stiklestad National Culture Centre foi estabelecido em 1995 com o objetivo principal de transmitir as amplas dimensões da herança de Olav. Hoje, você pode experimentar a emocionante história cultural de Stiklestad através da fazenda medieval Stiklastadir, como o festival Saint Olav Drama, exposições, visitas guiadas ao Museu Folk e outras atividades.

Site oficial: www.stiklestad.no

 

Lofotr Viking Museum em Lofoten

Foto do site oficial do Lofotr.

Em Borg, em Lofoten, a maior casa do mundo dos Vikings foi encontrada – e reconstruída. Ao entrar na casa de 83 metros, você embarca em uma viagem de mais de 1000 anos ao passado. Além da casa do Chefe Viking, o museu oferece modernas salas de exposição com artefatos arqueológicos e a história da descoberta e escavação de Borg. Durante o verão, é possível navegar em um navio viking e praticar atividades da época, como arco e flecha.

Acontece também todos os verões, um festival viking típico por aqui.

Site oficial: www.lofotr.no

 

The Viking Tour em Stavanger

Foto do site The Fairy Tale Traveler.

Em Stavanger, é possível contratar um tour específico focado na Era Viking. O tour inclui paradas como a clássica Sverd i fjell (as três espadas de Stavanger), visita guiada a Jernaldergården, entrada ao museu arqueológico, café e chá, entre outras coisas. Você leva pra casa um diploma viking também e claro, tudo isso acontece de dentro de um “viking bus”.

Site oficial: www.guidecompaniet.no

Posts Relacionaods

Comentários

Deixe um comentário